CARTILHA DO JOVEM ADVOGADO

BULLYING
abril 15, 2017
CONDÔMINO ANTISSOCIAL
abril 15, 2017

Advogados e advogados enfrentam inúmeras dificuldades ao ingressarem no mercado de trabalho, sobre que caminho seguir, como atingir determinado objetivo, como montar seu escritório, como se preparar para uma audiência, como apresentar este ou aquele documento no processo, como atender o cliente e vender seu serviço, assim como ocorre em outras profissões. É considerado Jovem Advogado aquele que tenha até 05 anos de inscrição nos quadros da OAB.

Segundo o Provimento Nº 165/2015 do Conselho Federal da OAB, que criou o Plano Nacional de Apoio ao Jovem Advogado Brasileiro, é considerado Jovem Advogado aquele que tenha até 05 anos de inscrição nos quadros da OAB.

Diante desse quadro, a OAB/SP 4º Subseção de Rio Claro tem a constante preocupação de investir em ações e serviços que visam beneficiar e impulsionar esses novos profissionais.

A Comissão dos Jovens Advogados da OAB/SP 4º subseção de Rio Claro vem trabalhando, junto com a diretoria e demais comissões para dar apoio e a devida atenção aos recém inscritos.

Com isso, foi criado pela Comissão dos Jovens Advogados, uma Cartilha para dar maior suporte e ajudar a entender melhor sua profissão, este manual será o ponto de apoio para muitas questões vivenciadas no dia a dia da advocacia. A informação precisa e atualizada é essencial para quem enfrenta a inserção no mercado de trabalho.

Procuramos também chamar a atenção para os valores maiores da advocacia, razão pela qual reservamos artigos à Ética Profissional e aos nossos Direitos e Prerrogativas, baseando-se no que estabelece o Estatuto da Advocacia, Código de Ética e a Tabela de Honorários, itens fundamentais para uma atuação profissional, segura e independente, e que devem receber do Jovem Advogado a mesma atenção dedicada ao estudo de outros temas de interesse. Com os mesmos argumentos justificamos a inclusão de textos que narram a importância social da advocacia, alcançada primordialmente com a Assistência Judiciária, e o papel da OAB na construção na democracia brasileira, uma luta décadas e que continua dependendo de nosso trabalho.

Essa foi a 1º Edição da Cartilha, um marco e uma grande conquista para a classe dos Advogados, principalmente para os que recém ingressam nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil.

Esse projeto só foi possível graças ao empenho e dedicação dos integrantes da Comissão dos Jovens Advogados e do apoio dado pela diretoria (gestão 2016/2018) que fez o lançamento desta importante ferramenta de apoio à carreira do Advogado em Início de Carreira.

A comissão dos Jovens Advogados está de portas abertas para ouvir e atender a todas as demandas, servindo aos jovens advogados.

Dr. MARCELO MASIERO KUSSUNOKI advogado e presidente da Comissão do Jovem Advogado OAB Rio Claro.