IMPORTÂNCIA DO ADVOGADO PARA O PEQUENO EMPRESÁRIO

COMISSÃO ESTADUAL DE COOPERATIVISMO
A IMPORTÂNCIA DA ASSESSORIA JURÍDICA PARA O EMPRESÁRIO DE PEQUENO PORTE

Ao abrir um novo negócio o empreendedor enfrenta algumas situações que podem levar ao sucesso ou insucesso. Segundo Dr. Fábio Poltronieri, presidente da comissão de prerrogativas da OAB Rio Claro, o exercício da atividade empresarial envolve riscos “A adequação da ação desempenhada é fator primordial para o seu sucesso no mercado. ”

O SEBRAE publicou em 2014 pesquisa em que buscou identificar os fatores que contribuem para as chances de sucesso e sobrevivência das empresas, do primeiro ao quinto ano de atividade, no estado de São Paulo, bem como, definir o perfil deste “jovem” empreendedor.

“Dentre inúmeras outras constatações, verificou-se que a “causa mortis” ou razão do insucesso no desenvolvimento da atividade empresarial, está relacionada à falta de conhecimento sobre os aspectos legais do negócio, num total correspondente a 32%. Considerando que a assessoria jurídica se enquadra dentro do planejamento estratégico da empresa, ao se analisar o percentual de fracasso empresarial por ausência de planejamento prévio, a estatística torna-se mais alarmante pois, segundo o estudo, 82% das empresas encerram suas atividades nos primeiros 6 meses por essa razão”, enfatiza Poltronieri.

No entanto, a grande maioria dos empresários buscam ajuda somente depois de aparecer o problema, o que aumenta consideravelmente o custo do trabalho. “Normalmente, surgem novos problemas aliados àquele causado pela ausência de assessoria, já que não conseguindo antever o problema, o empreendedor deixa de provisionar as despesas para sua resolução, por exemplo, comprometendo seu capital de giro ou reduzindo a sua lucratividade. Cabe aqui uma simples analogia, o que custa mais barato para uma pessoa: cuidar de uma doença completamente instalada ou preveni-la através de consultas e exames? ”, questiona Poltronieri.

A ação proposta pelo advogado é que antecipar os riscos de sua atividade e compor seu planejamento a assessoria jurídica. “Essencial ao empreendedor que deseja exercer uma atividade empresarial e imprescindível àquele que almeja um crescimento sólido e consistente”, finaliza Poltronieri.