MEIO AMBIENTE E VOCÊ

IDOSOS
abril 15, 2017
O ADVOGADO E A TECNOLOGIA
abril 15, 2017

A Comissão de Meio Ambiente da subsecção Rio Claro da OAB-SP, vem por meio deste informativo, conscientizar a sociedade rioclarense sobre a importância de se utilizar a forma correta para descarte de baterias, pilhas, oléo de cozinha e demais materiais tóxicos que não devem ser jogados no lixo comum. Isso é fundamental para que causemos um impacto ambiental mínimo. Ajudando assim na preservação do nosso meio ambiente e consequentemente trazendo mais qualidade de vida para todos, inclusive animais e plantas.

Baterias e pilhas contém muitas substâncias tóxicas nos seus componentes, tais como chumbo e mercúrio. Essas substâncias causam muitos danos se descartadas através do lixo comum. Pois irão para os aterros sanitários e lá terão contato direto com o solo, com isso seu destino serão os rios de nossa região, contaminando-os e trazendo sérios prejuízos à saúde da população.

Ocorre o mesmo com o óleo de cozinha (vegetal ou animal), que se jogado indevidamente na rede de esgoto (pias, sarjetas, ralos, ou até diretamente no solo) vai indiretamente para os rios. E, desta forma, contaminará a água que iremos utilizar para os mais diversos fins. São mais de 14 anos para seja absorvido inteiramente pela natureza. Além de prejudicar a absorção da água pelas árvores do nosso ecossistema, e também prejudicar a vida dos animais silvestres.

Esses produtos mencionados se corretamente descartados servirão como material reciclado e poderão ser usados na confecção de novos, tornando-os mais acessíveis. Além de fomentar uma atividade específica voltada para este fim, gerando muitos empregos. Sem contar, é claro, na preservação do meio ambiente da nossa região. Afinal, se quisermos deixar uma rica herança ambiental para nossos filhos, é fundamental não agredirmos o meio ambiente.

Aqui na nossa cidade, as pilhas, baterias e demais componentes eletrônicos são recolhidos pela prefeitura municipal, através do projeto desenvolvido pela Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente. Os locais que a prefeitura disponibiliza para o descarte de pilhas, baterias e materiais eletrônicos são: Sepladema – Rua 6 nº 3.265. Secretaria da educação – Rua 6 nº 3.265 – Alto do Santana (NAM). Paço Municipal – Rua 3 nº 945. Câmara Municipal – Rua 3 nº 945. Ecopontos – Todos recebem o material. Fundação de Saúde Av. 2 nº238. Vigilância Sanitária  – Av. 1 nº 759 – Centro. Zoonoses – Rua Alfa s/n.. Grupo Escoteiro Santa Cruz – Rua 7 Particular, 88. Além de muitas escolas municipais.

A OAB, entretanto, não faz mais a coleta, devido ter sido cancelada a parceria pela entidade que promovia a coleta. Quanto ao óleo de cozinha, a OAB disponibiliza galões de coleta na Casa do Advogado, Av. 7, 466, esquina com Rua 5.

Aproveitamos também para informar que as Escolas Municipais que desejarem ter a palestra educacional baseada na cartilha Meio Ambiente, Direitos e Deveres, basta ligar para a Casa do Advogado – 3534-0414 e requerer através das atendentes um agendamento.